O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, em portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (12), a permanência – por mais 180 dias – da Força Nacional de Segurança Pública no município de São Félix do Xingu (PA). Em apoio ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o efetivo vai reforçar as ações de segurança pública e o processo de retirada de ocupantes não indígenas da Terra Indígena Apyterewa.

A prorrogação do período de atuação da Força Nacional na região foi solicitada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A Terra Indígena Apyterewa é território tradicional do povo Parakanã, homologado por decreto presidencial em 19 de abril de 2007 e integra o complexo de terras indígenas afetadas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A regularização fundiária, incluindo a retirada dos ocupantes não indígenas, é uma das condicionantes governamentais do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>