Quem se inscreveu para receber o auxílio emergencial de R$ 600, teve o pedido negado e acredita que cumpre aos requisitos e preencheu todas as informações corretamente terá uma nova forma de fazer contestação. Agora, a contestação ao resultado também pode ser feita no site da Dataprev. Até agora, a contestação podia ser feita apenas em canais da Caixa Econômica Federal, fosse o site ou o aplicativo.

Segundo o Ministério da Cidadania, o novo canal é feito especialmente para quem teve indeferimento por alteração de sua situação com a atualização da base de dados cadastrais. Ou seja, o novo canal de contestação do auxílio foi feito principalmente para quem era menor de idade, mas completou 18 anos, pessoas que foram servidores públicos ou militares, mas não são mais.

Também é voltado principalmente para pessoas que perderam o emprego e não têm direito ao seguro desemprego e quem não recebe o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Esse último é o valor pago para quem teve suspensão temporário do contrato de trabalho ou redução.

Como fazer a contestação pelo novo canal?
Entre no site da Dataprev para consultar a situação do pedido. Onde aparece o resultado, clique em “Contestar análise”. A resposta à contestação será dada no site ou app da Caixa e no site da Dataprev.