A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual no Pará (Suest/PA), avança na implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), em Ourilândia do Norte, no estado do Pará. O sistema fará a captação e tratamento de água do Rio Águas Claras para atender toda a sede do município, com cinco mil famílias.

Os recursos para a obra foram liberados por meio do Termo de Compromisso nº 0871/2009 entre a Funasa e a Prefeitura do município, no total de R$ 22,4 milhões. Neste mês de outubro, serão repassados R$ 5,9 milhões referentes a parcela na obra que está em 69,32% de execução física, de acordo com o Relatório de Visita Técnica (RVT) emitido pela Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp).

Durante a última inspeção técnica – vistoria que libera a continuidade da obra e o repasse de recurso da parcela prevista para outubro -, foram constatadas a execução de 100% dos 59.874 metros de rede de distribuição e 99,50% dos 9.625 metros de adutora. Além disso, foram feitas 1.117 ligações domiciliares, Estação de Tratamento de Água (ETA), reservatório inferior, captação de água bruta, portaria e reservatório elevado e de acúmulo de lodo. A próxima visita técnica será agendada após a liberação da parcela.

Para o chefe da Diesp, João Wenceslau Padilha, a obra é de fundamental importância, considerando que o município não possui outra forma de abastecimento e prevê a inauguração do SAA para junho de 2021. “O sistema vai abastecer todo o município com água de qualidade, atendendo aproximadamente 33 mil pessoas que há anos sofrem com a falta de água”, conta.

Por Coordenação de Comunicação/ FUNASA