Nesta quinta-feira (30), o Corpo de Bombeiros de Marabá foi chamado para apagar um incêndio de grandes proporções na reserva indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, sudeste do Pará. A fumaça também chegou a dificultar a visibilidade dos motoristas que trafegavam pela BR-222.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o vento e a mata seca colaboraram para que as chamas se alastrassem, provocando muita fumaça. O fogo ameaçou atingir as linhas de transmissão, às margens da rodovia. Os bombeiros conseguiram controlar os focos de incêndio.

A terra indígena tem cerca de 62 mil hectares, onde vivem aproximadamente mil índios da etnia Gavião. O cacique Kuia Parkategê denuncia que as queimadas têm sido frequentes na região e que o fogo tem matado animais e a fumaça tem prejudicado a saúde dos indígenas.

O Corpo de Bombeiros informou que trabalha em uma operação conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para combater as queimadas ilícitas e incêndios florestais na região. Por Agencia Carajás